Os benefícios da gratidão

gratitudeA gratidão é considerada pela Psicologia Positiva um aspecto chave para melhorar a qualidade de vida. Mas o que é gratidão?

Gratidão remete a religião – parece algo vindo da pregação de algum padre, pastor ou rabino. Mas a ciência tem estudado a gratidão e as descobertas são impressionantes.

O Dr. Rick Hanson, psicólogo e Senior Fellow da UC Berkeley, e autor de vários livros afirma que o cérebro funciona como teflon para coisas positivas e velcro para coisas negativas. Ou seja, as pessoas tendem a dedicar mais atenção, tempo e energia para os eventos negativos do que para os positivos.

Exercitar a gratidão funciona como um antídoto para isso. Provoca o cérebro para que ele se habitue a observar mais os eventos positivos.

Uma forma simples e muito eficiente de estimular a gratidão é o exercício de manter um diário de gratidão.

 

Benefícios do exercício da gratidão

Este exercício tem inúmeros benefícios relatados em estudos científicos (RODAPE):

 

Físicos

  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Melhoria de quadros de dor
  • Redução da pressão arterial
  • Aumento da prática de exercícios e melhoria dos cuidados com a saúde
  • Melhoria da qualidade e quantidade do sono

 

Psicológicos

  • Maiores niveis de emoções positivas
  • Aumento das sensações de prazer e alegria
  • Mais otimismo e felicidade

 

Sociais

  • Aumento da generosidade, compaixão e sociabilidade
  • Redução de isolamento e solidão

 

Como fazer o diário da gratidão:

  • Todos os dias escreva 3 coisas que foram positivas no seu dia.
  • Se possível, registre também uma explicação do motivo pelo qual essas coisas deram certo, ou aconteceram desta forma.
  • O exercício deve ser escrito – não basta pensar nessas coisas.
  • As 3 coisas podem ser grandes (como uma promoção), ou pequenas (como uma pequena gentileza de um colega de trabalho).

Dicas:

  • Fazer o exercício sempre na mesma hora ajuda a manter a regularidade.
  • Você pode usar um caderninho, ou existem aplicativos que podem ajudar, como o Gratitude365, ou aplicativos de diário como o Penzu

 

Fontes:

Why Gratitude Is Good

Counting Blessings Versus Burdens: An Experimental Investigation of Gratitude and Subjective Well-Being in Daily Life

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